terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Call e Put - Por que comprar, por que vender?

No post passado expliquei as metáforas que me fizeram entender melhor como funcionam as opções do tipo call e do tipo put. Em havendo dúvida na postagem atual, sugiro voltar naquele tópico e resgatar os conceitos.

Pretendo agora dar uma visão básica do que motiva a compra ou a venda desses papéis, em função do que se acredita que vai acontecer no mercado. Pois bem, vamos lá.

Por que alguém...

1. Compraria calls?

Princípio básico: Porque enxerga uma tendência de alta no mercado e quer garantir a aquisição da ação por um preço menor que o atual.

Essa call pode valorizar bastante, rendendo um aumento percentual expressivo ao seu portador, afinal de contas ele porta um direito de compra do bem por um valor abaixo do que será negociado a vista.

2. Compraria puts?

Princípio básico: A put funciona como se fosse um seguro contra a desvalorização de um bem, que no nosso caso são as ações da pessoa interessada na compra da put

Ao acreditar que o mercado pode cair, o detentor deste bem (ação) quer ter o direito de obrigar a seguradora a pagar um preço previamente combinado. Desta forma, ele adquire a apólice desse seguro (put).

É possível especular com as puts, comprando-as ainda que você não tenha a ação. Imagine que você tenha a apólice que garanta o recebimento da indenização, de um Palio batido, pelo preço de fábrica. Qualquer pessoa que batesse seu Palio e não tivesse a apólice te pagaria um bom dinheiro por esse direito. Essa é a metáfora de alguém que enxerga um mercado em queda e compra puts.

3. Venderia calls?

Princípio básico: Sendo detentor prévio de uma ação, eu emito a "promessa de compra" (volte no post anterior) do meu papel, visando garantir pelo menos o ganho com a venda desse direito (call). 

Se o mercado cair, o então potencial comprador não vai exercer seu direito, afinal de contas, no mercado ele encontra esse meu papel muito mais barato. Nesse caso, eu, que sou o vendedor da call também vejo meu patrimônio diminuir, mas pelo menos amenizei o prejuízo, dado que vendi a opção (call). 

Se o mercado subir, certamente quem adquiriu a call que eu emiti vai exercer o direito de comprar minha ação por um preço mais barato. Se foi uma escalada leve do preço, talvez a soma do valor da ação vendida, com o valor ganho na venda da call supere até mesmo o preço final da ação. Caso tenha ocorrido uma evolução relevante no preço de mercado da ação, eu deixo de ganhar essa valorização, pois estou com a obrigação de vender "barato". Pelo menos não amargo prejuízo (e sim minimizo o ganho).

4. Venderia puts?

Esperei para falar sobre essa operação no final porque ela será o gatilho para o início das minhas movimentações. Sendo assim, pretendo explicar com mais detalhes no próximo post. Acompanhem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário