quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Resultado de Trades com Opções - Jan/2019 (2)

Fala pessoal, blz? Essa minha estreia no mundo das opções tem sido bem interessante. Logo no primeiro trade fiz uma reversão antecipada, dada a baixa significativa do valor da put vendida. Com o retorno do dinheiro para a conta, parti para o segundo trade, que foi, na verdade, o lançamento de uma nova put do mesmo papel, só que o vencimento para Fevereiro (vocês verão na figura a seguir).

Tecnicamente, este movimento é chamado de rolagem. De toda forma, cada trade pode (e foi) ser encarado como um movimento independente.

Após o segundo lançamento de put, o papel base (ABEV) continuou disparando, o que fez com que o valor da opção lançada (ABEVN165) caísse drasticamente, apesar do longo vencimento. Decidi mais uma vez realizar a reversão, afinal de contas, trata-se de um ganho percentual relevante, considerando que tudo aconteceu em apenas 7 dias. Sem mais delongas, vamos à tabela.


Em uma conversa sobre o tema com um colega, ele me apresentou o site "Fundamentus", alertando que talvez a ABEV estivesse sobrevalorizada, de acordo com alguns índices tradicionais de avaliação fundamentalista. Isso fez acender um sinal amarelo que me motivou a buscar um novo papel para operar, ao menos por enquanto (dado o risco de correção da ABEV).

Desta forma escolhi lançar hoje, 16/01/2019, put  com strike R$ 12,71 da ITSA4, que possui índices fundamentalistas aparentemente mais estáveis que a ABEV, diminuindo, ao menos teoricamente, a chance de ocorrer alguma surpresa no meio do caminho.

É isso. Volto assim que finalizar a operação com este novo papel. Abraço a todos.

3 comentários:

  1. Olá tudo bem?

    Por que não deixar a operação finalizar e a opção virar pó? Se fosse um lançamento para o mesmo exercício eu acharia interessante pois você usaria o "mesmo dinheiro" duas vezes.. agora para lançar pro mês seguinte não vejo muita vantagem..

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Olá IdTI. O tempo é uma questão muito importante. Se eu consegui 1,57% em uma semana isso equivaleria (fazendo uma conta de padeiro) a 6,28% a.m

    Se eu espero até 15/02 para ela virar pó eu teria atingido cerca de 2% a.m

    Antecipando a conclusão do trade (ainda que com um valor absoluto menor) eu me habilito novamente a mexer no dinheiro...caçar outra operação. Foi só por isso que eu consegui fazer dois trades em Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Metaforicamente falando:

      Você prefere ganhar 100 reais na primeira semana, 10 na segunda, na terceira e na quarta (trade único virando pó)

      OU

      Ganhar 100 na primeira, talvez nada na segunda e mais 100 na terceira (2 trades ao mês, por exemplo)?

      Excluir