domingo, 27 de janeiro de 2019

Imposto de renda - Transações com Opções

Edit: Olá Finansfera. Nesses últimos dias desenvolvi uma planilha que prevê as 8 principais situações quando operamos com opções:

1) vender put e não ser exercido;
2) vender put e ser exercido;
3) vender call e não ser exercido;
4) vender call e ser exercido;
5) comprar put e não exercer;
6) comprar put e exercer;
7) comprar call e não exercer e
8) comprar call e exercer. 

Peço ajuda dos Sres. para comentá-la, seja para dizer que os cálculos estão corretos, seja para apontar algum erro que precise ser corrigido. Fiz um double check (eu comigo mesmo) e parece que está tudo ok.

Obs: Realizei alguns aprimoramentos a partir do comentário do colega Investidor da TI.


Norma nº1585_Receita Federal (atenção aos artigos nº 59 e 60)


4 comentários:

  1. Olá newba, tudo bem?

    As operações que já estão na planilha são compras ou vendas?

    Acredito que sejam mais combinações possíveis que apenas 8, voce não necessariamente precisa vender uma ação que comprou, voce poderia lançar essas ações em seguida.

    Seria interessante voce ter uma descrição de cada coluna pois eu não entendi o que seria a coluna preço final uma vez que os preços de ação e prêmios são iguais e o preço final é diferente.

    Eu entendo que os impostos são apurados de forma separada, existe o imposto na opção, esse sempre será devido, e na opção o imposto é calculado sobre o lucro da venda da ação, logo precisa existir uma venda, se voce apenas adquirir a ação para futuros lançamentos, não existe IR nesse momento.

    No mais, bela iniciativa, esse exercício ajuda no entendimento das possíveis alternativas na hora de montar uma operação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi IdTI,

      1) São 8 transações hipotéticas com Petrobras (devem ser lidas em linha): 1) vender put e não ser exercido; 2) vender put e ser exercido; 3) vender call e não ser exercido; 4 vender call e ser exercido; 5) comprar put e não exercer; 6) comprar put e exercer; 7) comprar call e não exercer e 8) comprar call e exercer.

      2) De fato são muitas combinações possíveis. Tentei representar as 8 básicas.

      3) Aprimorei a descrição das colunas. Veja por gentileza se no arquivo revisado ficou mais claro (link no post).

      4) Não é sempre que o imposto da opção será sempre devido. Veja por exemplo a situação onde a pessoa zera a operação pagando mais caro pela opção, por exemplo. Outra hipótese, quando há o exercício o valor da opção deve integrar o cálculo (fontes: https://br.advfn.com/investimentos/opcoes/ir-exercicio-opcao-compra e https://br.advfn.com/investimentos/opcoes/ir-exercicio-opcao-venda).

      Agradeço a colaboração e os comentários. Se quiser tecer outros comentários na nova revisão, fique a vontade.

      Excluir
    2. Fantástico, não tinha me atentado a essa ideia da "operação" como um todo, por sorte não havia situações onde eu tinha zerado a operação com prejuízo, vou utilizar no próximo IR.

      Excluir
    3. 💪😎. Valeu IdTI. Partiu enricar e pagar imposto.

      Excluir